SVicente's Blog

Follow me and you'll know what I like to do

Volta do Desengano (Madalena, RJ)

Caminhos do Desengano - Madalena/São Fidélis

Caminhos do Desengano - Madalena/São Fidélis

No feriadão do meio de Nov.2010(13/14/15) fiz junto com 3 amigos (Jorjão, Perez e Mafra) um pedal rural na região central do estado do Rio de Janeiro. Foram 3 dias, aproximadamente 180km, saindo de Santa Maria Madalena, passando por São Fidélis e Sossego do Imbé (município de Campos), uma paisagem bem bacana pelos denominados “Caminhos do Desengano”.

Pegamos esse roteiro no site do Via Pedal, a quem agradecemos desde já, porque ajudou a divulgar um circuito de cicloturismo bem interessante no estado do Rio de Janeiro: http://viapedal.com/desengano.html.

O primeiro dia iniciou em Santa Maria Madalena, indo até São Fidélis. Total de 70km, mais descendo do que subindo. Pegamos um trecho de asfalto no final, diferente da planilha traçada pelo Via Pedal (facilitou por causa da chuva que pegou a gente no meio do caminho).  As fotos e os comentários ao longo do caminho estão aqui: http://picasaweb.google.com/sv.anexos01/VoltaDoDesenganoMadalenaRJ1oDia

No segundo dia da Volta em torno do Parque Estadual do Desengano partimos de São Fidélis em direção a Sossego do Imbé, já no município de Campos, mais 72 km. Além da subida razoável no início do percurso, tivemos que enfrentar desde às 11:00h até o final do dia uma chuva incessante que encharcou todo o caminho e, em certos trechos, bastante intensa. Mas com paciência e determinação superamos mais esta dificuldade, embora não vou te enganar, não: bicho pegou! Vejam as fotos e comentários: http://picasaweb.google.com/sv.anexos01/VoltaDoDesenganoMadalenaRJ2oDia
 
Caminhos do Desengano - São Fidélis/Sossego do Imbé

Caminhos do Desengano - São Fidélis/Sossego do Imbé

No 3o. e derradeiro dia da Volta em torno do Parque Estadual do Desengano, foram cerca de 45 km por entre fazendas e morros e a etapa de maior curtição. O visual, o clima ajudou, um bom astral, apesar do cansaço que já batia… As fotos vão confirmar o que eu tô dizendo: http://picasaweb.google.com/sv.anexos01/VoltaDoDesenganoMadalenaRJ3oDia
*****
Resumindo, foi um excelente ciclotur. A região tem um excelente potencial, pra quem gosta de cicloturismo rural e até pra quem quiser um MTB mais radical. São várias as possibilidades de trilhas, principalmente próximo à Madalena e Sossego. Vale a pena, mas se quiser fugir das chuvas, escolha de abril a setembro (como em toda a região Sudeste é a temporada menos propensa a tempo chuvoso).  O contato em Madalena é o Rodrigo, que também se amarra num pedal (MTB e DH) – quem quiser saber + detalhes, posta aí que dou outras dicas…
Caminhos do Desengano - Santa Maria Madalena - Lápide da Dercy

Caminhos do Desengano - Santa Maria Madalena - eu e a bici em frente à lápide da Dercy

November 19, 2010 - Posted by | Bike | , , , ,

7 Comments »

  1. Serginho, o neto dela se chama Flavinho e mora lá. Maior gente boa. O Mano sabe disso.

    Comment by flamary | December 23, 2010 | Reply

  2. Qualquer dia q a gente voltar lá, vamos ver se a gente consegue falar com ele em Madalena. [ ]’s

    Comment by SVicente | December 23, 2010 | Reply

  3. Q friaca é essa?!

    Comment by Gledson | January 10, 2011 | Reply

  4. Como assim? (não entendi…)

    Comment by svicente99 | January 10, 2011 | Reply

  5. Parabéns a todos que participaram. Lugares com visual muito bonito (se não fosse a chuva…). Fiquei com vontade de fazer o mesmo percurso, quem sabe um dia…… .

    Comment by Eduardo | January 22, 2011 | Reply

  6. Olá pessoal!
    Moro em Campos dos Goytacazes e frequentemente tenho feito parte desse trajeto envolvendo a região de Rio Preto e a Lagoa de Cima um paraíso perdido a qual voces avistaram e cujo proprio D. Pedro II em sua visita a região afirmou ser o “Lago dos Sonhos”.
    Gostaria de sugerir que este circuito fosse acrescido de 15 a 20 km aproximadamente para que pudessem contemplar esta maravilha. Para tanto no trevo de Rio Preto ao invés de entrar pela estrada da Pousada Bicho Souto, seguir em frete 4km e manter a direita na bifurcação existente.
    Para melhor condição de apoio para hospedagem no trecho entre Rio Preto e Sossego do Imbé ´, somente a Pousada do Ralph.
    Estou à disposição para orientação nesta área e espero breve fazer a volta inteira.
    (22) 9934-8455

    Comment by Antonio Thome | October 23, 2011 | Reply

    • Vou transmitir suas informações para o Rodrigo, nosso contato lá em Madalena e quem organiza este belo circuito. Eu gostaria de retornar lá e fazer este pedaço que descreveu. Fiquei curioso!!! Gde. abraço e obrigado pelo comentário!

      Comment by svicente99 | October 23, 2011 | Reply


Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s

%d bloggers like this: