SVicente's Blog

Follow me and you'll know what I like to do

Mobilidade urbana sustentável (de http://www.agenciat1.com.br)

Esta notícia foi publicada no site http://www.agenciat1.com.br e achei interessante divulgá-la novamente por aqui.

Curioso que Brasília aparece bem colocada com ciclovias. Embora não tenha sido esta a impressão que tive quando ia lá (mas já fazem 3 anos que não piso na capital federal… então, deve ter melhorado). Achei também o transporte público ruim, com ônibus velhos e um metrô bem pequenino (comparando com São Paulo e Rio).

A nota péssima de sempre fica com São Paulo, onde falar em ciclovias ainda é coisa distante. Aqui só pensam em ciclofaixas de lazer. 

————–

Rio de Janeiro, Curitiba e Brasília lideram ranking de mobilidade urbana sustentável – Enviada em 18 de outubro de 2011

Rio de Janeiro, Curitiba e Brasília são as três capitais brasileiras com melhores notas no ranking de mobilidade urbana sustentável do Instituto Mobilize Brasil, divulgado no último sábado (15). Das nove capitais pesquisadas, São Paulo e Cuiabá tiveram a pior avaliação. Foram analisados indicadores como quantidade de vias adequadas ao uso de bicicletas, número de mortos em acidentes de trânsito e percentual de ônibus acessíveis aos portadores de deficiência física. Na escala de zero a dez, o Rio de Janeiro recebeu destaque em razão de três fatores: o uso expressivo de transporte coletivo – apenas 13% dos cariocas usam carro ou motocicleta para deslocamentos -, o reduzido número de vítimas fatais em acidentes em comparação à população – 5,4 a cada 100 mil -, e pelos 240 km de ciclovias, número que continua aumentando. Já a capital paranaense apresentou o maior percentual de ônibus adaptados ao transporte de portadores de deficiência física: 90% da frota. Outra vantagem é o menor número de mortos em acidentes de trânsito – 5,2 pessoas a cada grupo de 100 mil. Um ponto negativo é o fato de 25% dos curitibanos utilizarem veículos individuais ou motocicletas para viagens cotidianas. A terceira colocação, de Brasília, é resultado da proporção de quilômetros de ciclovias disponíveis, a maior entre as cidades pesquisadas – 42 km para um sistema viário de aproximadamente 1.600 km. Mais um item positivo é a elevada renda média dos moradores da capital federal, o que lhes dá a oportunidade de adquirir mais viagens de ônibus ou metrô. Como pontos negativos, o estudo listou o trânsito violento e o baixo número de ônibus adaptados. Por sua vez, São Paulo teve a pior nota por causa da forte presença do automóvel no cotidiano dos paulistas, aproximadamente 30% usa o transporte individual, além do alto valor da tarifa de ônibus na cidade. Mais um ponto negativo foi o espaço para ciclovias: apenas 35,7 km para mais de 17 mil km de ruas. A capital paulista também registrou o segundo pior índice de mortes por acidentes de trânsito, ficou à frente apenas de Brasília. Inicialmente, a proposta era avaliar 13 capitais – Fortaleza, Goiânia, Manaus e Recife estavam na lista -, mas a ausência de dados resultou na exclusão dessas cidades do estudo, em 2011. Mobilidade Urbana Sustentável Elaborado pelos jornalistas do Mobilize Brasil, o estudo foi feito com base em dados de órgãos governamentais, institutos de pesquisa, universidade e entidades independentes. Segundo o Instituto, mobilidade urbana sustentável é a integração inteligente entre vários modais de transporte, com a maior eficiência e conforto possível aos passageiros e com o menor impacto ambiental possível. Fonte: CNT, Por Rosalvo Júnior

Foto: Maurílio Cheli

October 31, 2011 - Posted by | Bike

2 Comments »

  1. Sorocaba também é um exemplo com 100 km de ciclovias até 2012.

    Comment by Sergio Asami | October 31, 2011 | Reply

  2. Com certeza. Ouço falar muito bem de Sorocaba. Belo exemplo!

    Comment by svicente | November 1, 2011 | Reply


Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s

%d bloggers like this: