SVicente's Blog

Follow me and you'll know what I like to do

SP 458 anos – World Bike Tour

Hoje foi dia de passeio ciclístico aqui em Sampa, comemorando seus 458 anos. Foi o evento “WBT – World Bike Tour”, promovido por um português chamado Diamantino Nunes. Este é o 3º ano do passeio em São Paulo, evento que acontece também nas cidades de Porto, Lisboa, Madrid e, este ano, pela primeira vez, no Rio de Janeiro.

World Bike Tour - São Paulo

World Bike Tour - São Paulo - 25/1/2012

Cheguei 15 minutos antes da largada, que estava marcada para as 9 da manhã, na Ponte Estaiada. A maioria já tinha pego sua bike e eu como os que chegaram por último na minha ala (verde) – que ficava em cima de uma das saídas da ponte -, tivemos uma certa dificuldade para achar a bicicleta que fazia parte do kit da inscrição paga para o evento. Levamos um tempo esperando… Até rolou um estresse por parte de alguns que não se conformaram com a falta de bikes por ali… Passados uns 15 minutos, quando a maioria da galera passou, mais próximo à Marginal Pinheiros, havia mais bicicletas ainda não escolhidas. Só que estavam com um outro problema, alguns mais graves, como falta de selim, cabo de freio e de marcha soltos, outros pequenos, como faltando campainha, espelho ou suporte da “garrafinha”. Eu escolhi uma que já estava sem aquela campainha vagabunda, mas pelo menos passava as marchas sem problemas.

A bici é + ou – (mais pra “menos”), porém dá para encarar, principalmente se considerarmos que o objetivo do evento/passeio é promover o uso da bicicleta entre a população das grandes cidades. Eu mesmo encontrei uma menina que não tinha intimidade com bicicleta, falou que não andava fazia um tempo! Então, isso que é legal, quebrar esse gelo entre as pessoas e as bikes. Torná-las mais próximas. É claro que muita gente vai andar só nesse dia e mais uns 5… depois “encosta”. Mas muita gente acaba pegando o gostinho, passa a usar nas ciclofaixas, nos domingos e feriados e quem sabe… 2%, 3% passam a fazer da magrela o seu dia a dia, como eu já faço há vários anos. Aí a iniciativa já cumpriu o seu papel.

Eu fui com a Fabiana até a entrada da USP, um trajeto curtinho, dá para fazer rapidinho, mas fomos bem tranquilo, sem pressa, curtindo o passeio. Ela ainda tentou arrumar, em alguns postos de mecânica pelo caminho, o suporte para a sua “garrafinha”, mas sem sucesso. Bom, depois ela compra em qualquer bicicletaria, é baratinho. Despedi dela e da amiga no fim do passeio, e ainda encontrei meu outro amigo que me esperava no final do circuito. Bati umas fotos ali na Cidade Universitária e combinamos de qualquer dia destes voltar ali pra correr e pedalar. Vi diversos ciclistas com verdadeiras “máquinas” por ali treinando.

Enfim, segui pela ciclofaixa de volta ao Ibirapuera e de lá para casa. Valeu WBT.

[ Link para as fotos no Picasa – clique aqui ]

January 25, 2012 - Posted by | Bike

No comments yet.

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s

%d bloggers like this: