SVicente's Blog

Follow me and you'll know what I like to do

Ciclodebate Carrodependência tem cura? – Participei!

Na Semana da Mobilidade eu estive em um “ciclodebate” interessantíssimo denominado “Carrodependência tem cura?” O debate contou com a participação de 2 pesquisadores da USP (Prof. Saldiva e Prof. Delijaicov”. Vale a pena ler os detalhes no blog do Ciclocidade sobre o evento.

Seguem abaixo 2 fotos onde eu apareço.

Ciclodebate_Carrodependencia

Carrodependência tem cura? Pensa bem, será que vc não está “sofrendo desse mal”? A galera se divertiu com as brincadeiras dos palestrantes falando de quem SÓ pensa em carro…

Pra resumir bem o que eu achei. “Carrodependência” é um neologismo que se traduz por depender do carro para absolutamente quase tudo. É muito típico da sociedade de classe média urbana, tipicamente a paulistana. Por isso as nossas ruas estão entupidas de gente andando SÓ, em um veículo de +- 1 tonelada, quando poderia ter outra opção de deslocamento. Não faz muito sentido.

Ciclodebate_Carrodependencia2

Ter cura eu acho até q tem. Mas é como uma “droga” (?!). Vc não se livra assim tão fácil e rápido dela. Leva um tempinho para mudar esse estado de coisas que a gente vê por aí. Tem dúvida? Só entrar no site da CET e acompanhar o tráfego…

Mas não basta esse “discurso bonito” para mudar o hábito que se formou há décadas na sociedade brasileira. É preciso dar uma dimensão maior ao problema. Questão de saúde pública, de políticas públicas de habitação e de transporte. Sem o apoio das autoridades constituídas não vai.

E será que realmente há a intenção de mexer com o “sistema” para melhorar a mobilidade das pessoas? Ou continua confortável vender cada vez mais carros, arrecadar mais impostos decorrentes e deixar a roda da indústria automotiva andar pra frente sem obstáculos? É preciso repensar muita coisa ainda. As futuras gerações é que poderão responder melhor tais questões.

Advertisements

October 1, 2012 - Posted by | Bike, Life in general | , , ,

No comments yet.

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s

%d bloggers like this: