SVicente's Blog

Follow me and you'll know what I like to do

Caminho das Missões – de bicicleta (ago/2012)

Em Ago/2012, durante as férias, fui conhecer uma região muito interessante do nosso país – as Missões.

Fica no RS próximo à fronteira argentina. Fiz o Caminho das Missões de bike,  percorrendo cidades e campos, revendo a história dos séculos XVII e XVIII e conhecendo melhor os hábitos do povo e as belas paisagens dos Pampas gaúchos.

Valeu a pena mes-mo!!! Mais uma vez pude comprovar como tem coisa bonita no BR e q até não se fala muito por aí.

Recomendo a quem se interessar em fazer – a pé ou de bici! A estrutura é boa, não é tão caro ($), só um pouco distante dos grandes centros. Pra quem quiser agilizar, a melhor via é ir pra Porto Alegre e depois de ônibus pra Santo Ângelo.

Desde já, meus agradecimentos ao Romaldo, da agência www.caminhodasmissoes.com.br que me deu um apoio legal e muitas dicas. Mais um amigo de viagem, tchê! que a gente faz.

Viagem maneira, apesar de alguns perrengues q vcs poderão conferir pelos relatos seguindo as fotos no Picasa, mas faz parte – aí justamente q tá toda a “graça” do cicloturismo. Cada um dos links abaixo (clicando nas fotos, também) abre o álbum completo no Picasa…

E a Aventura não pode parar – como sempre fala o meu amigo Paulo. Quem quiser mais detalhes, só comentar q eu respondo [pra nâo deixar esse post muito longo e cansativo de ler].
Dá-lhe Rio Grande! Dá~lhe MISSÕES!!!

  1. Primeiro dia – Santo Ângelo/São Borja e São Borja/Santo Ângelo
  2. Segundo dia – Garruchos (Vila São José/Barreiro)
  3. Terceiro dia – Barreiro/São Nicolau
  4. Quarto dia – São Nicolau/São Luiz Gonzaga
  5. Quinto dia – São Luiz Gonzaga/São Miguel das Missões
  6. São Miguel das Missões/Santo Ângelo
Primeiro dia rumo ao Caminho das Missões: na cidade de Santo Ângelo, pela manhã, visita por fora à Catedral que fica no mesmo local da antiga Praça das Missões. Depois ida de ônibus até à cidade de São Borja.
Na cidade de São Borja, início oficial do Caminho das Missões, visitei antes os 2 museus da cidade que guardam a memória dos 2 filhos ilustres da cidade (Getúlio Vargas e “Jango” Goulart). Por isso, iniciei o pedal somente às 15:20h (como no 1º dia…). Pedalei forte no caminho então, para chegar à margem do rio Uruguai até às 18h. Ali fiz o trecho de 17km rio acima para poder parar na Fazenda da família Ulrish.
2º dia: Este foi o dia mais difícil da viagem, principalmente no Caminho das Missões, não pq choveu, até porque a chuva nem foi tão intensa assim. Mas pelo “estrago” na estrada. O terreno tornou-se intransitável, nunca havia visto aquilo: um barro misturado com terra preta. Forma-se uma “liga” que COLA nos pneus. A bike atolou de verdade! Nunca havia pensado que uma bicicleta pudesse “atolar”, mas vi de perto.
Nesse 3º dia caminhei e pedalei no Caminho das Missões. Pela manhã, levantei cedo e voltei os 15km +- para recuperar a bici q ficou no mato, à beira da estrada. Ainda choveu em alguns trechos. Qdo. cheguei dei uma boa raspada nos pneus e tirei o máximo possível de lama. Empurrei várias vezes nos piores lamaçais. Consegui retornar ao seu Xico para pegar minhas coisas (bagagem) 2 e meia da tarde. Eles me animaram a prosseguir e me deram algumas dicas de como superar os trechos mais difíceis que tinha pela frente (uns 25km). Saí 15:30h. Até às 17:00h fui bem, mas passei um perrengue de 40min +- numa subida que era pura lama. Isso me atrasou bastante e cheguei na travessia do rio já escuro. Tive que pedalar +1 vez com farol depois até São Nicolau. Mas cheguei (e ainda passei por trechos complicados, tendo algumas vezes que tirar lama agarrada nas rodas). Cara, que aventura!
O 4º dia no Caminho começou a ser mais tranquilo pois retornei ao asfalto, já que pela estrada de terra ainda não tinha condições. Foram 50km de S.Nicolau a S.Luiz Gonzaga. ‘Tava bem frio, menos de 10 graus pela manhã. Parou de chover pelo menos e pedalei bem pela estrada. No final peguei uma BR (acho que a 285) com um pouco de tráfego. Muitos campos plantados de trigo pelo trecho.
Neste 5º dia pedalando no Caminho das Missões (BR), passei pelos Sítios Arqueológicos de São Lourenço Mártir e São Miguel das Missões, este último sem dúvida o mais importante e impressionante de todos das Missões brasileiras.
Em São Lourenço Mártir, cheguei por volta de meio-dia e foi o primeiro contato com ruínas pra valer. Embora muito pouca coisa tenha restado, ainda assim protegida pelo IPHAN como Patrimônio Histórico Nacional. 23 km mais a frente cheguei à São Miguel (lá pelas 3) onde a preservação da ruína é bem melhor, principalmente do adro da igreja (fachada principal) e laterais que estão totalmente em pé. Foi uma visão impressionante poder ver tudo aquilo de perto que muitos anos atrás só via em fotos.

À noite assisti ao espetáculo de som e luz que reconta toda a história da colonização jesuítico-guarani naquela terra – apogeu e declínio.
E aqui a 2ª parte da sequência de fotos desde São Lourenço Mártir
até às Ruínas de São Miguel (são 94…)

6º e último dia no Caminho das MIssões (eram para ser 5). Foi um encerramento com chave de ouro, sol, céu azul, belas paisagens nos campos gaúchos. O último sítio arqueológico visitado foi o de São João Batista (pequeno). “Dei 2 perdidas”. Fiz os 72km de São Miguel das Missões a Santo Ângelo de volta das 10:30 às 17:30h.

Veja a região do Caminho das Missões pela localização dos álbuns feita pelo Google Maps:Caminho das Missões - Localização dos Álbuns

Toda essa área fica na região NO do estado do RS.

Aqui o mapa mais ampliado da região, que pode ser baixado direto do site da Rota Missões em pdf:
Mapa da Rota Missões

{ Tenho muito material (folders, mapas, folhetos explicativos, etc.) sobre o caminho que eu fui coletando ao longo do pedal. Detalhes que posso enviar a quem se interessar ou quiser trocar idéias.  }

October 12, 2012 - Posted by | Bike | , , , ,

8 Comments »

  1. Lugares interesantes!
    Gostei da igreja, bom mesmo sería ir lá um dia…
    Quando vai postar as fotos de Trinidad?
    Saúde e força!
    Mesmo sendo do “framengu” vc e um cara legal hehehehhehe!
    Viva a cruz de Malta!
    Saludos y abrazos desde ciudad del este paraguay.
    Oscar

    Comment by oscar | October 12, 2012 | Reply

    • Tô organizando o restante das fotos – com calma.
      **
      Saludos “framenguistas”… (anda fraquinho… mas a gente aguenta!)

      Comment by svicente99 | October 12, 2012 | Reply

  2. Tche amigo Sérgio, participei de longe aqui nas Missões as dificuldades que enfrentou, foste um guerreiro, nada fácil pedalar com barro em boa parte dos trechos do caminho, pode ter certeza que estamos melhorando em tudo para que mais pessoas possam fazer o caminho mais tranquilos, forte abraço

    Romaldo Melher

    Comment by caminho@caminhodasmissoes.com.br | January 6, 2013 | Reply

    • QUer saber, Romaldo…? Eu passaria de tudo novamente, foi uma experiência única. Vou levar pra sempre. Mas, na boa!… É melhor que os peregrinos, bicigrinos sejam ALERTADOS da extrema dificuldade que é andar por lá (aí) em certos períodos do ano. Ou vão bem preparados ou revêem as datas. Agora que o Caminho vale muito a pena, VALE! Abraços. SV

      Comment by svicente99 | January 7, 2013 | Reply

  3. Ola,

    Vc tem mapas em formato KML para gps?

    Comment by Geovane Krüger | June 7, 2013 | Reply

    • Não,m.caro. Não uso gps. Mas dá para fazer só com as orientações do caminho, não tem dificuldade.

      Comment by svicente99 | June 8, 2013 | Reply

  4. Olá Vicente,
    Achei bem legal sua aventura nas missões.
    gostaria de trocar algumas ideias.
    Poderia me passar o seu telefone ou mandar uma mensagem ou whatsapp?
    Meu celular é tim (41) XXXX-3787. e-mail s*XYZW.adv@gmail.com
    Obrigado
    Eduardo
    Abs

    Comment by Eduardo Scremin | May 15, 2015 | Reply

    • Claro! Vou te passar um email.

      Comment by svicente99 | May 15, 2015 | Reply


Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s

%d bloggers like this: