SVicente's Blog

Follow me and you'll know what I like to do

Manjaro Linux – bem leve; para hardwares mais velhinhos

Mais leve que qualquer Windows que vc pensar e está atualizado, tem suporte a muitos drivers e é apoiado inclusive por uma comunidade aqui no BR. Eu passei um certo tempo analisando, decidindo por uma nova distro que pudesse fazer **reavivar** meu note antigão, mas que ainda funciona 100%, porque cuidei bem dele, essses 7 anos.

Acer Aspire 3200LCI com Manjaro Linux 15.12 xfce

Acer Aspire 3200LCI com Manjaro Linux 15.12 xfce

Para apimentar o ‘post’ vou colar o que escrevi numa outra discussão que comentava sobre a distro Linux LXLE – uma outra que andei pesquisando e ainda testei instalar, porém sem sucesso.

—-

Aí vai. Eu comentei esse post:

LXLE 14.04 – Precisa de um sistema mais leve que o Windows 8?  (no pplware.sapo.pt)

Achei interessante esta discussão toda, pessoALL, e vou por o meu bedelho nela, com todo o respeito. Primeiramente quero dizer que não sou “marinheiro de primeira viagem” uso Linux já faz muito tempo, desde os saudosos pioneiros Kurumin, Caldera, Conectiva e outros dinossauros. Já instalei de tudo. Em máquinas velhas, novas, para todos os sabores e gostos. Também de Windows eu fui (ou tive que ir muitas vezes…) por conta da empresa onde trabalho agora, onde simplesmente “baniram” a possibilidade de utilizarmos software livre. Só ainda não experimente o tal Windows 10 (e nem faço questão… mas uma hora ele chega).

Li ai que falaram que o Windows 8 não é pesado… acho q só pode estar de brincadeira o cara que fala um “troço” destes. Ou não conhece nada de SO. O Windows 7 já é pesado. Nas máquinas do trabalho, algumas com 5 anos de uso, ele se arrasta com 4 GB de RAM e, claro, um monte de penduricalhos de proteção de rede corporativa que enviam obrigatoriamente.

Imagina quando fui cair na asneira de tentar por ele (Windows original) no meu velho note ACER Aspire 3002 LCI de 1GB, AMD Sempron 2800+?! Começou até bem, mas depois que foi só instalando update em cima de update, pesou e não levantou mais. Pesquisando por distros lightweight cheguei à LXLE para 32-bit. Mas vou ser franco – ela não instalou. Deu um monte de erros de reconhecimento do hardware, além de ser lenta pra caramba para iniciar o setup. Mas ainda não desisti de tenta-la. Tenho um outro hardware antigo, melhor para testar. Uma máquina que foi top faz 5 anos e está com 8 GB de boa memória. Atualmente ela está com o Mint 17 (GNome), mas que vem apresentando algumas falhas (não comprometedoras). Estive com o Linux Mint por cerca de 3 anos nela (depois do Ubuntu Server), desde a versão 14 (antes era XFCE). Rodou bem esse tempo todo, fiz excelentes trabalhos com ela. Mas vamos mudar para ver no que dá.

Quanto ao meu velho note Acer o que acabou resolvendo MUITO BEM (já estou há uma semana com ele) foi a versão do Manjaro 15.12 XFCE 32-bit. Demorou um pouquinho pra instalar, mas depois que decolou tem rodado muito satisfatoriamente para um hardware (pra lá de) antigo. Estou teclando nela. O Firefox roda bem as páginas, flash pré-instalado, som, câmera, wifi, tudo muito fácil. E zero de linha de comando (pelo menos até agora). Tenho compensado a ausência de processador com ferramentas cloud e assim consigo executar trabalhos que antes só vinham sendo possíveis em outra cpu super-atualizadissima (4.1 GHz).

Posso dizer que recomendo BEM a experiência com o Manjaro que possui outras versões (64-bit, KDE…) e comunidade em português para tirar dúvidas (pra quem tiver dificuldade com o English). Depois que tirar a dúvida com o LXLE, talvez volte a postar pra dizer o que rolou. Abraços.

February 10, 2016 - Posted by | Life in general, Linux |

1 Comment »

  1. Eu uso o crunchbung++ com openbox e ficou bem leve. Tenho um netbook hp com 1G de RAM e processador atom.

    Comment by rdmeneze | February 14, 2016 | Reply


Leave a Reply

